Por que a MARVEL continua VENDENDO mais que a DC?

supervspider15Contra fatos não há argumentos. Os números de 2015 saíram e não restam dúvidas: a Marvel venceu a DC na disputa de vendas, mas… por que isso acontece?

Antes de mais nada, uma ressalva. Cada um terá sempre uma opinião sobre qual editora é melhor, com argumentos ou não. As vendas são dados objetivos e é por isso que no título a pergunta é Por que a Marvel continua vendendo mais que a DC?não Por que a Marvel continua melhor que a DC?.

Dito isso, porque as vendas da Marvel superam tanto as da DC?

Os grandes eventos das duas editoras para alavancar vendas no ano passado partiram da mesma premissa: os vários universos paralelos das editoras se chocaram, transformando-se num imenso campo de batalha entre heróis e vilões de diversas realidades, culminando em uma nova realidade ao final, com várias histórias paralelas ressuscitando versões antigas de seus personagens para turbinar as vendas. No entanto, Secret Wars #1 está na segunda posição dos quadrinhos mais vendidos enquanto que Convergence #1 amarga a quinquagésima posição.

Seria então por conta da franquia Star Wars? Afinal, das 10 primeiras posições, 7 são da Marvel, no entanto 4 pertencem à franquia e 3 propriamente aos super-heróis da Marvel. Porém acho pouco provável que se retirássemos os quadrinhos de Star Wars da lista a balança penderia para a DC, ainda que sem dúvida fizesse a diferença entre as duas diminuir.

Star_Wars_Marvel_2015_John_Cassaday_Special_Edition

Infelizmente não pude encontrar na internet como ficariam os dados caso excluíssemos as vendas das hqs de Star Wars, porém se excluirmos do top 10 os títulos da franquia, a Marvel ainda ficaria com 7 das 10 primeiras posições, com títulos de heróis Marvel, como você pode ver abaixo. Confira aqui o ranking completo.

Capturar

Mesmo The Dark Knight III #1 com o peso de Frank Miller teve que se contentar com o quinto lugar no top 10, perdendo para Bravest Warriors (com aventuras que se passam no mesmo universo do desenho homônimo) da Boom! e Orphan Black (ambientada no mesmo universo da série de TV) da IDW. A DC só volta a aparecer na trigésima posição com The Dark Knight III #2.

A última vez que a balança pendeu para a DC foi no ano de lançamento dos já velhos Novos 52. A DC teve que rebootar seu universo inteiro para conseguir superar sua maior rival e mesmo que pareça ser essa a estratégia da Marvel agora, a editora não precisou disso para superar a DC nas vendas, como os números dos anos anteriores mostram.

Então, o que está acontecendo com a DC? Problemas com o marketing? Falta de comunicação com os fãs?

Arriscamos uma explicação aqui.

Qual a sua?

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Por que a MARVEL continua VENDENDO mais que a DC?

  1. Lobo Invernal disse:

    Será que o sucesso da Marvel com os filmes em comparação com a DC, não favorecem a alta vendagem das HQs da editora?

  2. Petrius Fabrício disse:

    Ter apenas dois heróis pesa contra a DC. Uma hora satura tanto que não importa o quanto “rebootem”.

    • Nerdbully disse:

      Bom, a DC/Warner está investido em heróis menos conhecidos em suas séries de televisão, mas ao que parece ainda não alavancaram a venda de seus quadrinhos.

  3. João Júnior disse:

    Acho que é simples, todo mundo comprou “Novos 52” (inclusive eu), viu que era muito, MUITO ruim e voltaram para a Marvel arrependidos.

    • miguelnovart disse:

      Ahahah!! Melhor resposta de sempre 😀 Não concordo que fosse tudo mau mas realmente inundar o mercado daquela maneira com tanto titulo do pior foi um tiro no pé. Houve uma ou duas runs muito boas, mas no geral foi muito mau.

  4. Túlio Vilela disse:

    Parabéns pelo artigo, questão interessante que gera discussões que vão longe.Em vendas de quadrinhos de super-heróis, a Marvel vende mais que a DC,mas em termos de lucros com licenciamento, suponho que a coisa deva ser mais equilibrada. Nos anos 1970 e anos 1980, os gibis da Marvel já vendiam mais que os da DC, mas a DC ganhava da Marvel em outras mídias (os dois primeiros filmes do Superman com Christopher Reeve e o Batman de TimBurton foram sucessos de bilheteria, o desenho-animado dos Superamigos foi um sucesso mundial etc.).
    Quanto aos quadrinhos, há um nicho em que a DC vence, o de quadrinhos adultos: o selo Vertigo da DC vai bem, enquanto o selo Epic da Marvel já está extinto faz tempo.
    Abraço!

    • Nerdbully disse:

      Pois é, acho que nos quadrinhos adultos a concorrência é mais com a Image. Aliás, Saga, do Brian K. Vaughan está no top dos TP. Abraço.

    • Na verdade em questão de licenciamento não muda tanto. Nos ultimos anos Homem Aranha gera sozinho mais lucro com licenciamento do que Batman e Super Homem juntos. Se for pensar em Star Wars, a Marvel/Disney está alguns passo na frente da DC/Warner.

      • Túlio Vilela disse:

        É verdade, Adriano! Mas estava pensando apenas em licenciamento de personagens que surgiram nas HQs, o que é claro, inclui o Homem-Aranha, mas não inclui Star Wars. No entanto, temos que pensar que fora dos quadrinhos, a Marvel demorou décadas para que seus personagens se tornassem tão ou mais conhecidos que Super-Homem, Batman e Mulher-Maravilha. E se pensarmos em séries de desenhos-animados, outros personagens da Marvel não repetiram o mesmo sucesso do Homem-Aranha. Exemplo disso é o desenho da Liga da Justiça, mais popular que as versões animadas de Quarteto Fantástico, Vingadores e outros.

  5. Alexsandro Alves disse:

    Que tendencionismo. O fato é que a marvel hoje se segura em Star Wars e nos filmes infantis que lança agtravés da disney; os novos 52 da DC elavancaram as vendas não apenas da DC mas do mercado como um todo em seu primeiro ano inteiro; duvido que a velha novíssima marvel pós- guerras secretas faça isso.

    • Nerdbully disse:

      Veja, eu mostrei no texto que mesmo se tirássemos da Marvel Star Wars ela ainda estaria no topo. A DC também lança quadrinhos de franquias, menos famosos sem dúvida, como Mad Max, mas que entra em suas vendas. Você tem algum dado concreto que permita dizer que “os novos 52 da DC alavancaram as vendas não apenas da DC mas do mercado como um todo em seu primeiro ano inteiro”?

  6. Dico Didiraja disse:

    Excelente construção de texto mas não gostei da conclusão dele jogar para um vídeo que nem fala sobre o tema em si,

    Dito isto, tal questionamento é o mesmo que todos nós fãs da DC nos fazemos mensalmente. Achava que isso se resumia aos títulos de Star Wars, mas não ser só é incômodo.

    • Nerdbully disse:

      Ola, Dico. Gravamos o vídeo antes do texto, mas creio que a explicação que está ali é válida: nosso palpite é que essa aproximação da Marvel com a realidade tem mais apelo junto ao mercado que o aspecto mitológico da DC. É apenas um palpite, claro, mas acho que pode explicar essa preferência pela Marvel, juntamente com o recente sucesso dos filmes e outros aspectos já levantados aqui nos comentários. Abraço.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s