Portmanteau, Transmídia, Realidade Aumentada e Simpatizantes – 12° episódio da série Quadrinheiros explicam

Cada vez mais as convergências das mídias vão trazer os leitores, espectadores, fãs e experts para interagir. É o fim da passividade na relação com a cultura pop (mesmo que não queira, você vai participar). Se não de forma consciente, essa interação invisível já acontece quando os robozinhos (cookies) dos sites por onde navegamos vão traçando um perfil baseado no nosso padrão de interesse e usam essa informação para nos influenciar.

A internet de tudo é um projeto já bem adiantado que promete conectar tudo (qualquer objeto por menor que seja) em rede e a partir dessa teia servir melhor nós usuários, antecipando nossas necessidades, alimentando nossos desejos…

jack-kirby-eternals-dbl-splash-4

Para Kirby (sim, ele mesmo, o gênio Jack Kirby), os habitantes do Quarto Mundo carregavam uma Caixa Materna que além de servirem como teletransportadoras, eram fonte de energia, sistema de suporte de vida, arma, escudo, fonte de informação e comunicação, entre outras coisas. Os Novos Deuses interagiam com tudo através desse dispositivo e muitas vezes suas vidas dependiam deles. Eram os Novos Deuses internautas?

3860106943_8b6045bf96

* a propósito do comentário no final do episósio 12 de Quadrinheiros Explicam, vale assistir a essa abertura dos Simpson feita pelo artista/grafiteiro/ativista inglês Banksy:

Anúncios

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico, Quadrinheiros explicam e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s