O Brasil acabou – uma análise dos elementos distópicos em Cloro Maldito de João Pinheiro e Teocrasília de Denis Mello.
Entre os dias 3 e 7 de abril foi realizado o simpósio Quadrinhos e o Fim do Mundo: utopias e distopias, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NUPEQ) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenado por Nataniel Gomes e Daniel Abrão.
O Simpósio discutiu as interfaces entre os estudos da teologia, da ciência da religião, da antropologia, das ciências políticas, da sociologia e da linguística, tendo como objeto de aproximação as histórias em quadrinhos e contou com pesquisadores de várias regiões do país.
O simpósio também deverá ser desdobrado em um livro a ser lançado e todas as comunicações realizadas estarão disponibilizadas na íntegra no canal do NUPEQ no Youtube em breve.
Tivemos a oportunidade de conversar com os dois autores no nosso podcast, o Papo Quadrinheiro, que você pode ouvir abaixo:
No vídeo, minha fala intitulada O Brasil acabou – uma análise dos elementos distópicos em Cloro Maldito de João Pinheiro e Teocrasília de Denis Mello.
Fontes:
MELLO, Denis. Teocrasília – O fim da inocência. Rio de Janeiro: Universo Guará, 2021.
MELLO, Denis. Teocrasília – As sombras do cárcere. Rio de Janeiro: Universo Guará,
2021.
MELLO, Denis. Teocrasília – Laços de sangue. Rio de Janeiro: Universo Guará, 2022.
PINHEIRO, João. Cloro Maldito. In: Depois que o Brasil Acabou. São Paulo: Veneta, 2021.
Referências:
FERREIRA, Vítor Vieira. O bom lugar, o futuro catastrófico, Ficção Científica e algumas distopias brasileiras. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
FISHER, Mark. Realismo Capitalista. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
JAMESON, Fredric. Arqueologias do futuro: O desejo chamado Utopia e outras
ficções científicas. São Paulo: Autêntica, 2021.
VIEIRA, Fátima. The concept of utopia. In: CLAEYS, Gregory (Org.). The Cambridge companion to utopian literature. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2010.