Quadrinhos para fugir da mentira!
Estamos há menos de uma semana de definir o segundo turno das eleições no Brasil e, não muito diferente de 2018, estamos sendo bombardeados por fake news, mentiras e absurdos de toda espécie para tentar convencer as pessoas de que igrejas serão fechadas, banheiros unissex serão instalados em escolas etc. Nos Quadrinheiros já fizemos inúmeros textos e citações dos problemas de uma informação colocada de maneira errada, mal-intencionada ou simplesmente mentirosa. Por isso, nunca é demais pensar um pouco mais sobre o tema e conhecer três quadrinhos que abordam em algum nível a temática das fake news e desinformação.
Cloro Maldito – Cavalo de Teta #2 (2018) / Depois que o Brasil Acabou (2022) – João Pinheiro
É provável que seja a história mais interessante da lista, pois está em nosso contexto histórico e até os personagens são os mesmos em diversas situações. Aqui o Brasil foi revirado, grande parte das pessoas mais pobres assassinadas e o país vive uma dominação mental que transformou grande parte das pessoas em seguidores cegos de um império bilionário.

A dominação se deu por meio do vírus anauê que chegou na casa das pessoas através da água e as transformou em zumbis. O interessante é perceber como no fim tudo está envolvido em disseminação de informações e como ela afeta o povo e é uma das peças mais importantes no contexto fascista que vivemos.
Zona de Crise (2021) – Simon Hanselmann
Zona de Crise é a continuação do quadrinho Mau Caminho, onde acompanhamos a vida de Megg, Mogg, Coruja, Lobisomem Jones e alguns outros personagens em uma convivência que envolve abuso de substâncias e paranoias constantes sob uma vida desiludida e desesperada.

Zona de Crise é quando começa a pandemia de covid-19 e os personagens são obrigados a viver sob confinamento. Neste momento todos os problemas deles afloram e se tornam ainda mais estressados e paranoicos, o caso de Mogg chama atenção pois toda a vida dele passa a ser moldada por notícias e uma realidade fabricada que só existe nas conspirações de youtube. O personagem de uma psicologia já bastante frágil acaba envolvido por este mar de fake news e sua vida que já era difícil se torna um pesadelo.
Em Zona de Crise podemos ver a degradação que a as condições em que as pessoas passam a acreditar em teorias da conspiração. Dando uma visão um pouco mais intimista e desesperada da degradação psicológica que a situação pode levar.
Sabrina (2020) – Nick Drnaso
Sabrina de Nick Drnaso é um quadrinho que tenta um aprofundamento sobre o impacto psicológico que teorias da conspiração e mantiras pode ser na vida de uma pessoa.
No início da história Calvin recebe seu amigo de escola Teddy para passar um tempo em sua casa. Teddy perdeu sua namorada, Sabrina, ela está desaparecida por alguns dias e existe a suspeita de que ela esteja morta. Teddy possui vários problemas de personalidade por conta do incidente com Sabrina: ele não consegue se comunicar direito, nem mesmo se alimentar, apenas deseja que Sabrina tenha sido sequestrada e que esteja viva, esperando ser resgatada.
O caso de Sabrina ganha repercussão nacional e cai em discussões de teóricos da conspiração na internet. Diversas pessoas começam a tentar explicar o sequestro, juntando o crime com suas ideias mais esquisitas sobre o mundo para revelar uma grande conspiração que envolve o governo dos Estados Unidos, Sabrina, Calvin e Teddy. Alguns dizem que ela forjou o sequestro e está vivendo em um local secreto em que todos vivem ali como cobaias de uma sociedade perfeita.

A vida de todos neste ponto é destruída, pois recebem ameaças de teóricos da conspiração, são vigiados e isso dificulta o mistério real do desaparecimento da Sabrina ter acontecido. De todos os quadrinhos é o que se mais se estende tentando exemplificar de maneira séria a degradação que a desinformação pode causar.
São 3 histórias com abordagens diferentes sobre o impacto da mentira e da máquina de fake news no mundo. Desde o efeito social e de convivência até os problemas psicológicos que isso vai acarretando tanto em quem consome, cria ou está no meio das histórias. É um poder descontrolado que vem moldando as forças políticas e psicológicas do mundo, se informar sobre o tema sempre será necessário para evitar as armadilhas que virão. E sempre é necessário que se pergunte: a quem interessa a propagação de mentiras?