Algumas vezes o nosso mundo entrou nas histórias do Homem de Aço e ele teve que lutar contra a realidade. Em algumas dessas batalhas, Kal-El simplesmente perdeu.
Como ninguém consegue perceber que Clark Kent é o Superman se ele usa como disfarce apenas um óculos? Embora essa pergunta já tenha sido feita inúmeras vezes com variadas respostas ela indica uma coisa: a maturidade de seu público. A criança não faz essa pergunta porque, em alguma medida, ela entende que a questão simplesmente não faz sentido naquele universo ficcional.
Ao mesmo tempo que é sem sentido a questão permanece para o adulto, que teima em quebrar o pacto implícito que existe quando embarcamos em um mundo ficcional: o mundo do Superman simplesmente não é o nosso.
Não obstante, algumas vezes o nosso mundo entrou nas histórias do Homem de Aço e ele teve que lutar contra a realidade. Em algumas dessas batalhas, Kal-El simplesmente perdeu.
Superman não consegue impedir o assassinato de Kennedy
Em Superman and the Authority (2021, roteiro de Grant Morrison com desenhos de Mike Janin) o presidente Kennedy pede para que o Superman proteja astronautas americanos em sua ida à Marte. Atendendo ao seu pedido, ele não consegue impedir seu assassinato, um dos grandes traumas dos Estados Unidos.
Superman não consegue acabar com a fome no mundo
Em Superman: Paz na Terra (1998, roteiro de Paul Dini com desenhos de Alex Ross), Superman tenta fazer o impossível: acabar com a fome no mundo sem mudar o modo de produção que a torna realidade.
Superman não consegue vencer a Guerra do Vietnã
Na história The Soldier of Steel (Superman #216) (1969, roteiro de Robert Kanigher com desenhos de Ross Andru) Superman vai ao Vietnã e até ajuda as tropas americanas. No entanto, ele não consegue impedir a derrota dos Estados Unidos.