3 vezes em que o Superman lutou contra a realidade (e perdeu)

superman derrota

Algumas vezes o nosso mundo entrou nas histórias do Homem de Aço e ele teve que lutar contra a realidade. Em algumas dessas batalhas, Kal-El simplesmente perdeu.

Como ninguém consegue perceber que Clark Kent é o Superman se ele usa como disfarce apenas um óculos? Embora essa pergunta já tenha sido feita inúmeras vezes com variadas respostas ela indica uma coisa: a maturidade de seu público. A criança não faz essa pergunta porque, em alguma medida, ela entende que a questão simplesmente não faz sentido naquele universo ficcional.

Ao mesmo tempo que é sem sentido a questão permanece para o adulto, que teima em quebrar o pacto implícito que existe quando embarcamos em um mundo ficcional: o mundo do Superman simplesmente não é o nosso.

Não obstante, algumas vezes o nosso mundo entrou nas histórias do Homem de Aço e ele teve que lutar contra a realidade. Em algumas dessas batalhas, Kal-El simplesmente perdeu.

Superman não consegue impedir o assassinato de Kennedy

Em Superman and the Authority (2021, roteiro de Grant Morrison com desenhos de Mike Janin) o presidente Kennedy pede para que o Superman proteja astronautas americanos em sua ida à Marte. Atendendo ao seu pedido, ele não consegue impedir seu assassinato, um dos grandes traumas dos Estados Unidos.

superman nao impede o assassinato de kennedy

Superman não consegue acabar com a fome no mundo

Em Superman: Paz na Terra (1998, roteiro de Paul Dini com desenhos de Alex Ross), Superman tenta fazer o impossível: acabar com a fome no mundo sem mudar o modo de produção que a torna realidade.

superman paz na terra contra a fome

Superman não consegue vencer a Guerra do Vietnã

Na história The Soldier of Steel (Superman #216) (1969, roteiro de Robert Kanigher com desenhos de Ross Andru) Superman vai ao Vietnã e até ajuda as tropas americanas. No entanto, ele não consegue impedir a derrota dos Estados Unidos.

superman vietan vietna

Sobre Nerdbully

AKA Bruno Andreotti; Historiador e Mestre do Zen Nerdismo
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s