Mas nós relembramos.
Por Washington Eloi Francisco*
Recentemente estava eu em participação de podcast, aqui mesmo dos quadrinheiros, e em off comentei sobre uma velha animação do Superman, que, me lembro bem, me fazia sair da escola às pressas para chegar em casa e ainda assistir. Para minha surpresa meus honoráveis colegas alegaram não lembrar desse desenho, e logo em seguida me desafiaram a fazer um texto para contar que animação saudosa seria essa.
Então aqui estamos, no memorável ano de1988 no dia 17 de setembro, em uma época que os quadrinhos desbravavam fronteiras e faziam histórias que literalmente ficaram na História, o estúdio Ruby Spears produziu um desenho animado, intitulado simplesmente como Superman. Este apresentava uma versão bastante compatível com o Superman de John Byrne ( fase hoje publicada pela editora Panini com o nome A Saga do Superman, que recomendo).
Na animação o casal Kent estava vivo e Lex Luthor não podia ser preso por Superman, dado que este nunca conseguia uma prova para incriminá-lo (apesar de Luthor não ser mostrado como dono da empresa Lexcorp, ele é um figurão do mundo dos negócios).
O veterano roteirista de quadrinhos Marv Wolfman atuou como editor de histórias e o quadrinista Gil Kane criou o design dos personagens. E tinha uma abertura muito interessante do Superman com um clipe demostrando suas formas mais clássicas possíveis de demonstração de seus poderes.
Com músicas compostas por Ron Jones e Tom Worral a produção era muito esmerada, com uma animação de aproximadamente 18 minutos de duração e mais um segmento de 4 minutos, chamado Álbum da Família do Super-Homem, que contava a vida de Superman, desde a sua chegada à Terra, até a sua vida adulta com um teor cômico de muito bom gosto, porém razoavelmente datado para os dias de hoje.
Infelizmente a animação só teve uma temporada com 13 episódios e deixou muita saudade aos fãs do Homem de Aço.
No Brasil foi exibido pelo SBT e pelo Cartoon Network. Mas hoje em dia é possível achar a abertura e vários trechos ou episódios inteiros em canais de saudosistas do Youtube.
Você lembra desse desenho?
* Washington Eloi Francisco é professor de Geografia, especializado em Tecnologias da Educação, mestrando em Linguagens e Suas Tecnologias, fotógrafo profissional, colecionador de HQs e actions figures. E nerd. Acredite, muito nerd.
Havia também uma animação do Superboy, junto com Krypto no mesmo estilo.