Naoki Urasawa é o novo Osamu Tezuka?

Conheça um pouco da obra desse incrível mangaká!

Naoki Urasawa é o autor dos mangás YAWARA! (1986 a 1993), Monster (1986 a 1993), 20th Century Boys (1999 a 2006), Pluto (2003 a 2009), Billy Bat (cocriação de Takashi Nagasaki, 2008 a 2016), e seu mais recente mangá Mujirushi (2017 a 2018), entre outros.

Nascido em 1960, na cidade de Tóquio, Naoki desde pequeno se interessava não apenas em ler mangás, mas também em desenhá-los. No primário, o artista copiava o estilo dos mangakás de sua época como Osamu Tezuka, por exemplo. Percebe-se que neste período, Naoki Urasawa já conseguia ter uma preocupação em como contar uma história através das páginas de um quadrinho. Desde essa época, as expressões dos seus personagens já eram evidentes e emocionantes e, vemos isso ocorrer nos storyboards das suas obras publicadas.

Em uma entrevista para a Japan Times, durante sua exposição na Japan House de Los Angeles, Urasawa comenta:

Costuma-se pensar que o mangá é simples, mas cuido de sutilezas para mostrar expressões dramáticas e transmitir emoções. Você não encontrará duas expressões iguais.

Isso mostra dedicação, mas, principalmente, sua paixão por se expressar suas percepções e vivências por meio do mangá. Como ele mesmo diz, ainda na entrevista à Japan Times:

Estive ilustrando a minha vida toda. A inspiração está em toda parte, quando entro no banho, quando saio. E se você percebe essas ideias, você é capaz de pegá-las.

Segundo o crítico de mangá Fusanosuke Natsume, o estulo de Naoki Urasawa mostrava influência dos mangás de 1970, tanto de Shinji Nagashima quanto de Osamu Tezuka. Mas, já no final da década 70, Naoki parece ter tido como referência os trabalhos de Katsuhiro Otomo. Natsume ainda comenta que Urasawa desenvolveu seu próprio estilo pessoal com o mangá Monster. Nesta obra, seus traços e composição se assemelham a arte de Otomo e ao gekiga.

Para Urasawa o mangá tem uma proximidade com o cinema, porém, dentro da indústria do mangá, há mais liberdade de expressão, onde é possível colocar quantos personagens quiser, sem se preocupar com o orçamento. Quando Urasawa produz, seus desenhos e narrativas se tornam fluidas e inconscientes, assim como a respiração. Em entrevista para a Nekopop, o mangaka diz que:

Quando começo a estruturar uma história narrativamente, a questão do tempo – desenvolver um personagem momento a momento e pular de uma página para páginas duplas – como determinar onde isso acontece? É como respirar para mim – eu sei quando parece certo. Sei quando sinto que agora preciso de algo e desenvolvo as páginas naturalmente à medida que elas aparecem.

YAWARA!

Exposição de Naoki Urasawa na Japan House – Los Angeles

A arte finalização dessas páginas também recebem um cuidado especial. As retículas não são apenas colocadas para dar certa profundidade ou mesmo diferenciar o plano de fundo com os personagens, mas mesmo nelas, há camadas e camadas de retículas e, por vezes, elas são raspadas para deixar as sensações do leitor mais aguçadas em relação à história e ao desenho.

Exposição de Naoki Urasawa na Japan House - Los Angeles

Essas entrevistas e comentários sobre a arte de Naoki Urasawa nos leva a perceber o quanto ele tem carinho e paixão por aquilo que faz, seja através da história ou do desenho. Por isso, nas palavras do já citado Fusanosuke Natsume, o artista provavelmente é o novo Osamu Tezuka, trazendo para o leitor não apenas uma história, mas uma emoção!

A exposição de Naoki Urasawa, “Isto é mangá – A arte de Naoki Urasawa”, está na Japan House – São Paulo, de 29.10.2019 a 05.01.2019: 

Sobre Mochi

Atingiu o estado de Olhos Grandes nas ilhas do Oriente Silencioso.
Esse post foi publicado em Mochi e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s