Verdade e Justiça: O Superman das origens à América de Trump

Conheça o nosso mais novo livro em pré-venda no Catarse: O Superman das origens à América de Trump!

Com mais de 100% da meta alcançada, a campanha do livro Verdade e Justiça: O Superman das Origens à América de Trump já é um sucesso. O livro terá capa dura e contamos com mais uma meta a ser desbloqueada (detalhes adiante).

Agradecemos imensamente a cada pessoa que tem acreditado no projeto e ajudado o livro a decolar — cada apoio e cada compartilhamento fazem a diferença. Você pode conhecer detalhes do projeto na própria página da pré-venda no Catarse (abaixo) ou no texto, vídeos e podcasts abaixo.

https://www.catarse.me/superman

O projeto

Você já parou para pensar que o Superman é mais do que um super-herói? Ele é um símbolo da história e disputas políticas e culturais dos Estados Unidos. De símbolo da propaganda de guerra a garoto-propaganda do “American Way of Life” na Guerra Fria, de herói em crise a ícone de um mundo globalizado. Como um personagem criado em 1938 conseguiu atravessar oito décadas refletindo as tensões, os medos e as esperanças de uma nação?

Para responder a essa pergunta, criamos o selo Alma Pop, da Editora Comenius, com a missão de unir o melhor de dois mundos: o rigor da pesquisa acadêmica e a paixão da cultura pop.

Verdade e Justiça: O Superman das Origens à América de Trump, um desdobramento da pesquisa de doutorado de Bruno L. R. Andreotti, é o livro que inaugura este selo. Uma obra que transforma anos de pesquisa em uma leitura crítica, acessível e indispensável para entender não apenas o Superman, mas os Estados Unidos e o mundo contemporâneo e, em última análise, a nós mesmos.

Com prefácio de Antonio Pedro Tota, professor titular de História Contemporânea da PUC-SP e posfácio de Nataniel Gomes, professor na UEMS e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos/NUPEQ, a obra percorre quase um século de aventuras: do Superman da Era de Ouro, marcado pelo fascínio pelo poder e pela propaganda de guerra; ao otimismo do American Way durante a Guerra Fria; passando pelo herói em crise dos anos 1970; até o Superman neoliberal da Era Reagan, símbolo de uma nova ordem conservadora chegando aos dias de hoje aos Estados Unidos radicalizado de Trump.

O livro mostra como esse personagem, criado em 1938, tornou-se não apenas um mito pop, mas também um campo de disputa de sentidos entre democracia e autoritarismo. Uma análise histórica inédita que ilumina a relação entre cultura de massas, política e imaginário coletivo.

Sumário

Prólogo: Uma introdução ao tema, mostrando o Superman como um mito que atravessa a cultura norte-americana, destacando como sua trajetória reflete tanto a permanência quanto a transformação de valores ligados ao americanismo e ao fascismo.

Capítulo I – Super-Heroísmo, Fascismo e Americanismo: analisa como as primeiras histórias do Superman articularam elementos do fascismo e do americanismo, refletindo debates sobre eugenia e valores de verdade e justiça na Era de Ouro.

Capítulo II – Medos e Sonhos na Guerra Fria: mostra como as narrativas expressaram os grandes medos da Guerra Fria (radiação, invasão, cooptação) e os sonhos do american dream e do american way, transformando o herói em símbolo de otimismo conservador.

Capítulo III – O Superman entre a Dúvida e a Certeza na Nostalgia Conservadora: revela como a crise política, social e cultural dos EUA nas décadas de 1960 e 1970 gerou um Superman inseguro, ao mesmo tempo em que evocava nostalgia por valores tradicionais.

Capítulo IV – O Yuppie Conservador: examina como, na Era Reagan, o Superman foi reformulado como um herói neoliberal, afastado dos trabalhadores e convertido em modelo de sucesso yuppie, encarnando a síntese do ideário conservador do período.

Capítulo V: Rumo ao Destino Global: examina como o Superman deixou o ‘american way’ de lado para tornar-se um herói global, acompanhando a retórica intervencionista dos Estados Unidos.

Epílogo: sintetiza o percurso histórico do Superman, mostrando como americanismo e fascismo foram fios condutores em sua representação e como o personagem se tornou chave para compreender o imaginário heroico norte-americano do século XX e início do XXI.

Extras

O Superman em outras mídias e A Batalha Interminável pelo “American Way”: analisa as adaptações do herói dos quadrinhos para o rádio, o cinema e a televisão, mostrando como essas mídias ampliaram seu alcance cultural e moldaram a percepção pública do Superman como ícone do americanismo em transformação.

Superman e a fragmentação do imaginário heróico na América de Trump: investiga como, no contexto da polarização contemporânea, o Superman foi ressignificado em meio às disputas políticas e culturais, revelando tensões entre unidade nacional, autoritarismo e diversidade.

O Autor

Bruno Leonardo Ramos Andreotti é doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do site Quadrinheiros, referência nacional na crítica e divulgação de quadrinhos com rigor acadêmico. É organizador do livro Super-Heróis e Política (Criativo, 2021), coautor de Os Dois Lados da Guerra Civil (Criativo, 2016) e Quadrinhos Através da História (Criativo, 2017).

Autor de diversos artigos científicos, Bruno já participou de congressos acadêmicos e ministrou palestras sobre quadrinhos e cultura pop em diferentes instituições de ensino superior, contribuindo para consolidar os estudos de HQs como campo legítimo de pesquisa e reflexão cultural. É integrante do Núcleo de Pesquisa de Política, História e Cultura (POLITHICULT/PUC-SP).

Os Quadrinheiros

Fundado em 2012, o site Quadrinheiros consolidou-se ao longo de mais de uma década como uma referência nacional na pesquisa e crítica de quadrinhos e cultura pop. Com o lema de unir “rigor e diversão”, o coletivo atua como uma ponte essencial entre o universo acadêmico, o mercado editorial e a comunidade de fãs, firmando-se como um laboratório de ideias que valoriza as HQs como um campo legítimo de estudo e reflexão cultural.

Para cumprir essa missão, o coletivo expandiu sua atuação para múltiplas frentes. Além de um site robusto com produções textuais mais variadas, criam conteúdo em áudio, através do popular podcast “Papo Quadrinheiro”, e em vídeo, com um canal no YouTube que alia reflexão e entretenimento. A presença do grupo estende-se também para fora do ambiente digital, com a publicação de livros (Os Dois Lados da Guerra Civil, Quadrinhos Através da História e Super-Heróis e Política), organização de cursos, palestras e oficinas em universidades e eventos culturais, consolidando seu impacto na formação de leitores e pesquisadores por todo o país.

O Livro

Nosso objetivo é entregar uma obra à altura do personagem. O livro terá 250 páginas em papel Pólen Bold 90g, garantindo uma leitura confortável e um acabamento premium. O projeto gráfico de Mauricio Zanolini inclui ilustrações que fazem uma releitura de momentos icônicos do personagem simbolizando os períodos trabalhados no texto. Algumas dessas ilustrações em formato de cards farão parte das recompensas para os apoiadores do projeto.

A Campanha

Agora que alcançamos a meta da campanha o livro será em capa dura! E desbloqueamos mais uma meta:

Caso alcancemos R$5.000:

Um novo texto inédito, explorando o Superman a partir de uma perspectiva ética, ampliando o diálogo entre filosofia, moral e cultura pop!

Um card extra exclusivo para todos os apoiadores!

Apoie em:

https://www.catarse.me/superman

Avatar de Desconhecido

About Nerdbully

AKA Bruno Andreotti; Historiador e Mestre do Zen Nerdismo
Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente!