
Superman, história, política e mitologia em nosso novo livro!
O Superman foi — e continua sendo — um símbolo das esperanças, medos e contradições dos Estados Unidos. Em Verdade e Justiça: O Superman das Origens à América de Trump, Bruno Andreotti, doutor em História pela PUC-SP e editor do site Quadrinheiros, investiga como as HQs e filmes do herói mais icônico dos quadrinhos revelam tanto o ideal democrático quanto pulsões autoritárias presentes na cultura americana.
Com prefácio de Antonio Pedro Tota, professor titula de História Contemporânea daPUC-SP e posfácio de Nataniel Gomes, professor na UEMS e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos/NUPEQ, a obra percorre quase um século de aventuras: do Superman da Era de Ouro, marcado pelo fascínio pelo poder e pela propaganda de guerra; ao otimismo do American Way durante a Guerra Fria; passando pelo herói em crise dos anos 1970; até o Superman neoliberal da Era Reagan, símbolo de uma nova ordem conservadora chegando aos dias de hoje aos Estados Unidos radicalizado de Trump.
O livro mostra como esse personagem, criado em 1938, tornou-se não apenas um mito pop, mas também um campo de disputa de sentidos entre democracia e autoritarismo. Uma análise histórica inédita que ilumina a relação entre cultura de massas, política e imaginário coletivo.
Em breve em financiamento coletivo!





