Em meio às diferenças culturais entre Japão e Brasil, saiba como Cavaleiros do Zodíaco e Naruto podem resgatar o valor da sabedoria dos mais velhos.
Considerando a grande popularidade dos mangás no Brasil, o vídeo explora como personagens icônicos, como Mestre Dohko de Cavaleiros do Zodíaco e o Terceiro Hokage de Naruto, podem ensinar valores de respeito aos idosos. A análise inclui o conceito japonês de “ikigai” e reflete sobre as diferenças culturais entre o Oriente (Japão) e o Ocidente (Brasil) no que se refere à valorização dos mais velhos.
Comunicação “Aprendendo a respeitar os idosos com mangás: uma análise sobre Cavaleiros do Zodiaco e Naruto” apresentada por Leandro Raphael Vicente, mestrando pela UFABC pelo programa Prof-Filo, no simpósio “Quadrinhos e Terceira Idade” organizado pelo NUPEQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenado por Nataniel Gomes e Daniel Abrão e pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS).





