O Lanterna Verde através das Eras

Conheça alguns criadores e Lanternas Verdes por todas as Eras dos quadrinhos.

O Lanterna Verde comemora 80 anos em 2020 e aqui estão alguns dos criadores e Lanternas que marcaram oito décadas dessa história.

 

A Era de Ouro com Martin Nodell

Nodell criou Alan Scott, o Lanterna Verde da Era de Ouro em 1940, cujas origens dos poderes eram mágicas.

Arte da capa por Sheldon Moldoff

 

A Era de Prata por John Broome e Gil Kane

A dupla foi responsável pela revitalização do personagem na Era de Prata. Agora Hal Jordan, membro de uma força policial espacial, a Tropa dos Lanternas Verdes. Eles também criaram outro Lanterna Verde marcante, ainda na Era de Prata: Guy Gardner.

Brigando desde a década de 60

 

A Era de Bronze por Dennis O’Neil e Neal Adams

Responsáveis pela criação de John Stewart, o primeiro herói negro da DC Comics. Sua aparição faz parte da fase Hard Travelling Heroes, em que o Lanterna Verde (Hal Jordan) e Arqueiro Verde viajam pelos Estados Unidos e discutem os problemas da sociedade americana, um dos marcos iniciais da Era de Bronze. Uma curiosidade é que sua aparência foi inspirada no ator Sidney Poitier.

 

A Era de Ferro por Ron Marz e Darryl Banks

Criadores de Kyle Rayner, o Lanterna Verde dos anos 90. A dupla também foi responsável por consagrar um trope (algo entre um clichê e uma convenção gênero, um tema recorrente) chamado women in refrigerators (mulheres em geladeiras) em Green Lantern v.3 n.54 (1994) – bem típico da brutalidade dessa Era.

Na história, Alexandra DeWitt, namorada de Kyle, é morta, esquartejada e colocada dentro da geladeira do seu apartamento. O trope consiste na morte de uma mulher sem nenhuma função narrativa própria a não ser mover a história do protagonista masculino. Uma das primeiras criadoras de quadrinhos a chamar atenção para a existência desse trope foi Gail Simone.

Arte interna de Green Lantern v.3 n.54

 

A Renascença por Geoff Johns

Talvez nenhum criador tenha abraçado os ideais da Renascença como Geoff Jonhs com a volta de Hal Jordan ao posto de Lanterna Verde (uma das marcas dessa Era, a nostalgia, sobretudo pela Era de Prata) e a ampliação da mitologia dos Lanternas com a criação de várias Tropas, cada uma com seu tipo de anel, uma espécie de maravilhamento bem no tom da Era de Prata.

Sobre Nerdbully

AKA Bruno Andreotti; Historiador e Mestre do Zen Nerdismo
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s