O estilo pop de Takashi Murakami

Takashi MurakamiO universo do animê e do mangá invadiu os museus e galerias de arte!

Já escrevemos um post a respeito dos animês e mangás serem fonte de inspiração para muitos artistas contemporâneos japoneses, principalmente para o artista Takashi Murakami, porém, como essas mídias se manifestam nos trabalhos desse artista japonês conceituado e polêmico?

Não é segredo para ninguém que as influências do animê e mangá permeiam as obras de Murakami. O próprio artista confessa que gostaria de ter sido mangaká, assim como muitos outros japoneses e a forma como ele se apropriou dessas linguagens torna sua arte excêntrica e diferente.

Uma das características é a criação de personagens. O Japão é conhecido como o reino dos personagens, todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, desenvolvem personagens com narrativas para caracterizar a marca, e Takashi Murakami faz o mesmo, por exemplo, com os mascotes Kaikai e Kiki. Esses personagens são o retrato da sua galeria de arte Kaikai Kiki Company.

KAIKAI KIKI CO

Murakami também criou o mascote Mr. DOB. Curiosamente, o nome é acrônimo da palavra dobozite forma pronunciada por um personagem do mangá Inakappe Taishô (General Caipira, aproximadamente 1970) de Noboru Kawasaki, para a palavra dôshite (por que?).

Também criadas pelo artista artista são as Flowers. Elas surgiram quando Murakami lecionava e levava flores para os alunos desenharem, com o tempo ele foi ficando fascinado com elas e criou personalidades para elas. As Flowers são alegres e cativantes, aparecem tanto na forma de escultura, como as expostas no Palácio de Versalhes, quanto como pintura e adesivos que permeiam as salas com seus olhos e sorrisos alegres.

Takashi Murakami não se limita somente as artes para desenvolver seu trabalho, mas faz o processo inverso também. Assim como ele se apropria do animê e mangá para seu processo e produção artística, o artista relaciona suas artes com outras mídias, como por exemplo, os vídeo clips produzidos pela sua empresa Kaikai Kiki Co.: Good Morning (2007), de Kanye West, em que o personagem passa por diversos obstáculos para poder chegar a tempo em sua formatura e que também aparecem alguns personagens de Murakami; 6HP Princess (2010), de Shu Uemura que é um vídeo clip com uma linguagem próxima das animações de super-heróis.

Este artista também foi convidado a criar um novo conceito para as bolsas Louis Vuitton e neste desenvolvimento suas artes também estão em evidência. A sua proposta foi colorir e dar mais alegria à sobriedade dos produtos da marca, criou estampas florais, cobriu o logo da grife em algumas bolsas, criou formas de olhos redondos e arregalados com enormes cílios como nos desenhos de mangá que acabaram por se tornar sua marca registrada. Segundo o estilista Marc Jacobs, essa característica ficou conhecida como “estilo Takashi” (Takashi-like). Para Murakami, o “estilo Takashi” está relacionado ao fato de ele ser japonês, gostar de animê, em saber que o mundo não voltará a se purificar e que a arte é um meio eficaz para sobreviver com alegria, mesmo após a morte.

Todo esse percurso que Takashi Murakami desenvolve com o mangá e o animê faz com que ele tenha, talvez, criado um novo estilo de arte, ou, pelo menos, uma característica marcante da sua própria arte.

O Instituto Tomie Ohtake está com a exposição Murakami por Murakami entre 4/12/19 e 15/03/2020. Mais informações aqui. 

Sobre Mochi

Atingiu o estado de Olhos Grandes nas ilhas do Oriente Silencioso.
Esse post foi publicado em Mochi e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s