A dramaticidade em Cavaleiros do Zodíaco

seiya

Seiya

Lágrimas em um shônen mangá!

Sabemos que muitos shôjo mangás são dramáticos por abordarem uma narrativa que envolve triângulos amorosos e amor impossível. As protagonistas dos mangás femininos, na sua maioria personagens do sexo feminino, mostram suas fragilidades sentimentais, seus próprios desprezos pessoais por acharem que não são capazes de serem boas pessoas e mesmo as grandes heroínas possuem seus momentos de dúvida de suas habilidades.

Nos shônen mangás, esses sentimentos também estão presentes, em alguns momentos com grande intensidade, como em Neon Genesis Evangelion, ou em menor ênfase e tempo de exposição durante as narrativas como em muitos mangás masculinos. Em Cavaleiros do Zodíaco, a cada episódio os guerreiros de Atena parecem ter séries dúvidas se conseguirão ou não salvar Atena, mostrando-se ao mesmo tempo frágeis e firmes em sua missão de protegê-la.

Saori

Saori

Além dessas dúvidas constantes, eles possuem histórias particulares guardadas na memória que retornam às suas mentes nos grandes desafios e batalhas a serem enfrentadas. O personagem Hyoga, por exemplo, tem a lembrança de sua querida mãe e, quase sempre, os inimigos mais fortes, como Camus de Aquário, provocam o personagem ao trazerem a memória dela para a batalha. Essas lembranças dão grande carga dramática à trama.

Outra relação com a dramaticidade em Cavaleiros do Zodíaco é a amizade entre eles. Inicialmente os cincos cavaleiros de bronze eram rivais por quererem ganhar a Armadura de Ouro de Sagitário por algum motivo pessoal, mas com os acontecimentos no decorrer da história, a amizade entre eles se fortalece e o objetivo principal se torna salvar a deusa Atena. Não foram poucas as vezes que os demais cavaleiros sacrificaram-se por Seiya para que ele pudesse salvar Atena.

 

As lágrimas dos cavaleiros também merecem especial atenção. Elas são exageradas e sempre enchem os olhos dos personagens ao ponto de escorrerem pelo pescoço, favorecendo suas emoções de tristeza, raiva ou alegria. Além da abundância aparente, os brilhos de luz, geralmente solar, que elas refletiam, proporcionavam expressividade aos seus sentimentos.

Hyoga

Hyoga

Isso nos mostra algumas nuances em Cavaleiros do Zodíaco que, mesmo sendo um shônen mangá, soube explorar o lado sentimental e dramático de seus personagens.

Sobre Mochi

Atingiu o estado de Olhos Grandes nas ilhas do Oriente Silencioso.
Esse post foi publicado em Mochi e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s