Os símbolos de Sailor Moon

Sou uma guerreira, que luta pelo amor e pela justiça, sou Sailor Moon! E eu vou punir você em nome da Lua!!!

Aqueles aficionados por mangá, devem lembrar desse grito de golpe da coelhinha mais famosa da TV brasileira. Sailor Moon, é uma heroína criada por Naoko Takeuchi e teve o mangá lançado, no Japão, em 1991. A princípio Sailor Moon era para ser Sailor V, de Sailor Venus, personagem que deixou de ser a principal, mas continuou na série como uma das quatro integrantes ao grupo.

O animê foi lançado no Japão em 1992 e depois de 22 anos, em 2014, relançaram Sailor Moon, mas com o nome ded Sailor Moon Crystal. Esta versão é um pouco diferente do original, mas o argumento principal se manteve. A animação e os traços do relançamento são um pouco diferentes do original. Porém, o mais interessante desse relançamento, foi que através de sites específicos de animês o público do mundo todo pode ver a exibição do lançamento quase que simultaneamente, inclusive aqui no Brasil os fãs puderam assistir com legenda em português.

A característica da série segue o padrão das séries japonesas super sentai, gênero a que pertencem séries como Changeman e Flashman. São 5 garotas que se transformam em super-heroínas. Não são monstros que aparecem para destruir o mundo, mas inimigos ora com aparência um pouco feia, ora personagens muito bonitos, mas gananciosos e de um outro universo.

Essas personagens frequentam a escola e passam pelas dificuldades normais de uma adolescente, principalmente a personagem principal. Seus uniformes escolares são típicos das escolas japonesas, ou seja, tem o estilo de marinheiro. É interessante perceber que na transformação dessas garotas para heroínas o traje também acompanha o estilo marinheiro, porém mais curto e colado ao corpo, como o dos super-heróis de quadrinhos americanos. Ao mesmo tempo que a história tem formato de super sentai, essas heroínas de Sailor Moon não utilizam um capacete para esconder suas faces, mas mesmo mostrando seus rostos ninguém as reconhecem, assim como em Clark Kent e Superman, o disfarce é muito sutil.

Para entender melhor a história e sua simbologia é necessário explicar os nomes das protagonistas. Seguiremos esta ordem, primeiro o nome que veio para o Brasil e o segundo é o original, em japonês:

Serena/Tsukino Usagi – é a personagem principal. É a mais desastrada de todas, porém é a princesa da Lua. O nome em japonês faz sentido para entender que Usagi é coelhinho da lua. Tsuki = lua, no = da, Usagi = coelho. Embora ela seja desastrada, com o decorrer da história, Usagi amadurece e se torna uma grande heroína independente das suas companheiras e de seu amado Tuxedo Mask, inclusive se sacrificando para salvar todos.

18b4488baf802be319f4ffb1c429a6a3

Serena/Usagi se transformando em Sailor Moon e sua gatinha Luna

Amy/Ami Mizuno – é a primeira Sailor encontrada pela Usagi, Sailor Mercúrio. Sua cor é azul. Sailor que representa a água. É atenciosa, inteligente, esquemática, tímida e um pouco ingênua. Não possui muita força física, mas consegue perceber os pontos fracos do inimigo ao analisá-los. Não aprova muito as atitudes de Rei (Sailor Marte) e Usagi. Existe um mangá dedicado apenas ao primeiro amor de Ami por um garoto.

Rei/Rei Hino – é a segunda Sailor que Usagi encontra, Sailor Marte. Sua cor é o vermelho. Sailor que representa o fogo. Ela mora com seu avô num templo xintoísta, Hikawa. Seu temperamento é forte e maduro, assim como o planeta que a rege, Marte. Também podemos encontrar a associação com a mitologia greco-romana, que então seria  a representação do deus da guerra. É uma das poucas Sailors que consegue utilizar seus poderes mesmo sem se transformar.

Lita/Makoto Kino – é a terceira Sailor que surge, Sailor Júpiter. Sua cor é o verde. Sailor que representa a natureza. Em japonês Júpiter significa mokusei 木星, que cuja tradução seria árvore celestial. Ela é a mais forte fisicamente e a mais alta de todas as cinco Sailors. Conheceu Usagi por ser transferida para a mesma escola. Inicialmente ela se apresenta com personalidade fechada, destemida e fria, mas com o desenrolar da história e sua amizade com as outras Sailors, se percebe o lado meigo de Makoto.

Mina/Minako Aino – última Sailor a ser encontrada pela Usagi. Sua cor é laranja. Sailor que representa o amor. A princípio ela seria a protagonista da história. Com alteração feita tanto por Naoko quanto pelos produtores, Minako passou a ser a heroína que inspira Usagi a lutar pelas causas boas. Esta personagem é muito parecida com Usagi, porém é mais inteligente, atlética, simpática, meiga, mas considerada a mais bonita das cinco Saliors.

Não podemos esquecer dos gatinhos que ajudam Sailor Moon, Luna que ajuda e protege Serena/Usagi, e Ártemis que acompanha Sailor Venus.

Tumblr_necxqtAzNS1tq6mmwo10_1280

 

Sobre Mochi

Atingiu o estado de Olhos Grandes nas ilhas do Oriente Silencioso.
Esse post foi publicado em Mochi e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Os símbolos de Sailor Moon

  1. Stefano disse:

    Futuramente fale de outro grupo de heroínas mágicas: Magic Knight Rayearth.

  2. Pingback: Teoria dos ímpares: o coletivo dos heróis japoneses | Quadrinheiros

  3. stephanogta disse:

    Há outra heroínas shojo pouco lembradas!! Guerreias Mágicas de Rayearth

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s