A DC na era do streaming

Será que a nova plataforma atrairá os fãs?

O recém anunciado serviço de streamming da DC me fez pensar a respeito do ritmo dos avanços tecnológicos e dos motivos que levam as pessoas a assinar esses serviços.

Foge ao nosso controle conhecer todas as possibilidades que ela pode gerar. Este aperfeiçoamento também aconteceu nas velocidades de internet banda larga no Brasil e no mundo. Isto possibilitou o nascimento da Netflix e de tantos outros serviços de assinatura, que estão a cada dia melhorando e apresentando aplicações cada vez mais interessantes aos consumidores.

Nos últimos oito anos (sete no Brasil) vimos o advento da Netflix, que reinou e reina quando falamos de um serviço de assinatura sobre filmes e séries. O vasto catálogo e produções originais tornaram o serviço uma referência em qualidade. O lucro da empresa cresceu a cada ano e despertou interesse de concorrentes, inicialmente da Amazon, logo em seguida das grandes produtoras como Warner e Disney.

A estratégia da Netflix hoje é diferente de quando foi fundada. No momento ela foca em produções originais, já que a tendência é perder grande parte de seus conteúdos para terceiros, pois eles procuram criar seus próprios serviços.

Os serviços de assinatura online que não se limitam apenas a filmes e séries, música e jogos também obtiveram grandes resultados neste ramo. Na música, Spotify conseguiu consagrar-se como a principal plataforma de streaming de músicas, diversos novos singles e álbuns foram lançados com antecedência no Spotify. A pirataria na música era algo tão comum que não se via muitas possibilidades de como reconquistar o público da ilegalidade.

Nos games recentemente a Microsoft lançou em sua plataforma o serviço Xbox Game Pass, uma assinatura que lhe permite baixar mais de 100 jogos a um preço de 30 reais mensais. Você precisa obrigatoriamente baixar os conteúdos para ter acesso (apesar dos grandes downloads) e a assinatura torna-se uma opção vantajosa para quem deseja adquirir um console da nova geração.

Apesar desses serviços serem recentes e estarem arrebatando grande público, coisas parecidas já existissem na ilegalidade a alguns anos. Sites de Streaming de vídeos e música sempre foram comuns, mas o que difere os legais dos ilegais? O conforto e a comodidade.

Esse conforto e comodidade é explicado pela experiência Starbucks. O que faz as pessoas a pagarem mais pelo café na famosa rede do que em uma cafeteria comum? O ambiente, a música, as poltronas, a decoração, etc. Nos EUA temos uma queda de público nos shoppings centers, pois as pessoas não procuram mais grandes depósitos com promoções, isso elas encontram na internet. O que vende hoje, é a experiência, o que você pode oferecer, algo único e diferenciado ao cliente. No caso do Starbucks é a ambientação, já nas plataformas online, são o conforto e comodidade de pagar pouco, ter acesso a centenas de conteúdos dentro de casa e ter isso em praticamente em qualquer aparelho que acesse a internet.

Outra diferença crucial entre os serviços pagos e os sites piratas de streaming é a qualidade, tanto em resolução, quanto em reprodução. As imagens que a Netflix fornece sempre possuem uma qualidade superior e exigem muito menos internet para funcionar. Serviços de streaming pagos possuem criptografias e sistemas de compressão de alta qualidade. Ou seja, se para assistir um filme em um site pirata exige-se uma conexão de 5 mbps, a Netflix consegue funcionar de forma satisfatória em 2 mbps e isso, em um país como o Brasil, é crucial.

As vantagens dos serviços de assinatura são muitas, porém a qualidade a as inovações não podem parar, a estagnação é uma das maiores ameaças desta nova indústria. Portanto, para o futuro existem algumas novas apostas, como um novo serviço da DC, chamado DC Universe. O serviço será uma central de todos os produtos da DC, incluindo tudo o que já foi feito e também produções originais. O serviço também terá um leitor específico de quadrinhos que promete trazer o conforto da mídia física para o mundo digital. Ou seja, a quantidade de materiais multimídia contidos no serviço, e a adaptação para diferentes tipos de telas é a tentativa da Warner para criar uma central de streaming da DC Entertainment.

Os serviços de assinatura online estão tornando-se cruciais na vida dos consumidores, que estão acostumados ao conforto e comodidade oferecidos por seus serviços. As pessoas não procuram apenas grandes galpões com promoções, elas procuram serviços que criarão experiências totalmente novas envolvendo aspectos de seu tempo, como integração com redes sociais e compartilhamento de suas opiniões e gostos. Portanto, vejamos o quão longe toda essa tecnologia poderá nos levar.

Sobre John Holland

Procurando significados em páginas de gibi enquanto viaja pelos trilhos do conhecimento e do metrô. Sempre disposto a discutir ideias e propagar os quadrinhos como forma de estudo, adora principalmente a Vertigo, está sempre disposto a conhecer novos quadrinhos e aprender o máximo de coisas possível!
Esse post foi publicado em John Holland e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A DC na era do streaming

  1. Legal o artigo John, só um detalhe: streaming é uma tecnologia alternativa ao download, onde o usuário pode usar o “arquivo” antes de finalizar a transferência. Lojas de jogos como a da Microsoft ou a Steam em geral não usam essa tecnologia. Eles usam “transferências compartilhadas” como os torrents e a tecnologia P2P pra acelerar os downloads.

    • John Holland disse:

      Valeu, Rafael!

      Então concordo sobre a questão da transferência nos jogos, porém eles procuram utilizar diversas novas tecnologias no game pass para diminuir esse tempo de download. Uma das soluções previstas é tentar rodar os jogos via servidores para ser realizado o streaming.

      Mas como esse campo de tecnologias utilizado pela Microsoft ainda é nebuloso, preferi na maior parte do tempo me referir a eles como “serviços de assinatura online”. Uso o termo streaming para falar dos serviços de música e de filmes e séries.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s