O símbolo do Demônio

O que significa o símbolo escolhido por Matt Murdock?

Matt Murdock sofreu um acidente na infância que o deixou cego e lhe conferiu superpoderes, perdeu seu pai e cresceu determinado a vingá-lo. Estudou Direito para ajudar os desafortunados, lutando dia e noite pelo seu bairro. De dia o bom moço, católico devoto, advogado e simpático. Durante a noite veste-se como um demônio e espanca bandidos. Todas as contradições do Demônio da Cozinha do Inferno tornaram-no um símbolo.

Recentemente a Panini publicou a fase de Brian Michal Bendis do personagem no Brasil em quatro volumes (Revelado, O Rei da Cozinha do Inferno, Decálogo e O Demônio do Pavilhão D, que possui a bizarra estratégia de dividir o final da fase do Bendis e início da de Ed Brubaker no mesmo encadernado. Spoilers sobre essas fases adiante).

Durante Decálogo, uma certa personagem tem nas mãos a chance de tornar-se uma heroína e questiona Matt Murdock sobre o porquê alguém se veste de demônio e sai pela rua trocando socos com bandidos. Demolidor encontra-se com ela e deixa-a parar um assalto sozinha, depois disso demonstra que já deu a resposta e diz que o traje é um símbolo.

O super-herói em si pode ser visto como um símbolo, pois o uniforme é quem ele é. O Demolidor deixa o leitor pensativo sobre qual é o seu símbolo, o que sua imagem, uniforme e ações significam. Não existe uma forma exata de definir isso, seja ele o Demolidor, Superman, ou o Justiceiro. Não é possível expressar toda a representação de um símbolo com palavras, pois ele sempre irá transcender a definição e interpretação dada.

Inicialmente percebemos que existem duas visões básicas sobre o símbolo do Demolidor, a do leitor e a das pessoas comuns que vivem na Cozinha do Inferno do Universo Marvel. Bendis se preocupou em demonstrar isso e dedicou uma das histórias de Decálogo para mostrar o “grupo de apoio e diálogo para os moradores da Cozinha do Inferno discutirem o Demolidor e seus efeitos em sua vida diária”.

Para o leitor que tem acesso a vários outros aspectos do herói, a visão é diferente. Primeiro que sabemos que além de usar um traje, Matt Murdock também luta pelos moradores da Cozinha do Inferno como advogado. Sabemos de sua origem, seu treinamento e toda sua história, criando assim uma compreensão diferente sobre quem é o Demolidor.  Com todas essas informações podemos ter ao menos uma noção básica do que o personagem representa, assim como é comum ver o Superman como a esperança, podemos ver o Demolidor como o protetor de um povo.

O próprio personagem cita que a Cozinha do Inferno já tirou tudo dele e ele já doou mais do que podia para aquele lugar. As consequências na vida de Murdock não foram poucas, porém ele continua firme em defender aquelas pessoas, fazendo mais do que seu próprio senso de justiça e coerência permitem, tanto que o personagem se torna o novo Rei da Cozinha do Inferno durante certo período.

Não é possível descrever em palavras todas as coisas que o Demolidor ou qualquer outro símbolo representem, a adição que cada autor faz, a visão de cada leitor e o imenso simbolismo criado em mais de 50 anos de história, tornam-se maiores do que simples descrições sobre a roupa de demônio e sobre o bondoso advogado católico.

O já experiente Demolidor entende seu papel na Cozinha do Inferno, tanto como Matt Murdock quanto como Demolidor. Quando ele diz que o traje é um símbolo sabe que quem o acompanha tem uma interpretação sobre ele. Os vilões podem perceber a punição implacável vinda do Inferno, mas os leitores podem ver o sacrifício do Demônio pela sua cidade.

Sobre John Holland

Procurando significados em páginas de gibi enquanto viaja pelos trilhos do conhecimento e do metrô. Sempre disposto a discutir ideias e propagar os quadrinhos como forma de estudo, adora principalmente a Vertigo, está sempre disposto a conhecer novos quadrinhos e aprender o máximo de coisas possível!
Esse post foi publicado em John Holland e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!